domingo, 30 de janeiro de 2011

CROMOTERAPIA


A Cromoterapia é utilizada desde a antiguidade e o seu poder curativo vem se adaptando aos novos tempos e se incorporando cada vez mais à Terapia Complementar.

Possui como principal finalidade balancear os sistemas físico, psicológico, emocional e espiritual, através do uso de luz artificial colorida, ingestão de água colorida e/ou solarizada, de alimentos, cristais, roupas, flores e até na decoração da casa.

Meditações utilizando cor (irradiação mental da cor) desenvolvem a percepção e criatividade, levando a um estado profundo de relaxamento e bem-estar.

A luz – natural ou artificial – é uma vibração/radiação eletromagnética cujo comprimento de onda determina a cor que observamos. Por exemplo, a cor vermelha escura (infravermelho) possui uma onda eletromagnética maior e mais densa que as outras cores visíveis. Também tende a provocar maior atrito com o nosso corpo, provocando, consequentemente, sensação de calor (físico) ou ansiedade (psicológico). A cor violeta escura, sendo a onda mais delicada e sutil (ultravioleta), promove a sensação de frio (físico) ou sonolência (psicológico).

Seguindo esta analogia, o espectro cromático foi classificado da seguinte forma:
Cores Quentes: Vermelho, Laranja, Amarelo e seus tons;
Cores Frias: Azul, Índigo, Violeta e seus matizes;
Cores Bivalentes: Verde e suas nuances

VERMELHO
É a cor do sangue e simboliza a vida, o calor, a divindade e o oculto. É altamente excitante, energética e revigorante.

Indicações: ativa a corrente sanguínea, favorece a energia sexual, inflamações nas articulações, depressão.

Contra indicado para casos febris, em pessoas com pressão alta ou agitadas.

LARANJA
Simboliza o encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.

Indicações: Possui um efeito estimulante. É um energizador muscular em pacientes com traumatismos. Pode ser usado também para problemas digestivos e como ativador da circulação sanguínea.

Contra indicado em pessoas extremamente emotivas ou com quadro de insônia.

AMARELO
Simboliza o grau de perfeição: é luz, alegria, sabedoria, felicidade, criatividade, o conhecimento, a juventude e a nobreza.

Indicações: Proporciona clareza às correlações mentais, ordena os pensamentos e melhora a concentração, favorecendo o raciocínio e a memória. Estimula as funções da glândula Timo, prevenindo infecções, estimula as funções hepáticas, combate a depressão, tristeza e angústia.

Contra indicado em pessoas nervosas, com quadros de diarréia ou insônia.

VERDE
É a combinação do amarelo (sabedoria mental) e do azul (verdade espiritual). Representa equilíbrio, harmonia e serenidade. Cor agradável, refrescante e tranqüilizante, que estimula a cura e confere sentimento de segurança.

Indicações: Age sobre o sistema muscular, artérias, veias e vasos, tendo ação dilatadora, sendo utilizada em problemas circulatórios. Possui ação anti-séptica e faz-se presente em qualquer quadro de ordem infecciosa do organismo. Auxilia a expulsão de cálculos biliares e renais.

Contra indicado para diabéticos e uso moderado em gestantes.

AZUL
Simboliza devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranqüilidade. Favorece as atividades intelectuais e a meditação.

Indicações: Atua no sistema nervoso central. Vitaliza as glândulas tireóide e paratireóide, além dos órgãos do sistema respiratório. Ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, traz saúde emocional, paz e calma. É utilizado também como analgésico para tratamentos de problemas ósseos e regenerador de tecidos conjuntivos. Confere boa cicatrização em cirurgias recentes.

Não possui contra indicação.

ÍNDIGO
Representa a consciência superior e as profundezas da Alma. Simboliza a fidelidade, sendo indicada para concentração em meditações onde se quer ter percepções interiores.

Indicações: É utilizado para anestesia e inflamações, para evitar a dor. Esta cor é purificadora da corrente sanguínea e da mente. Atua também como anti-hemorrágico, antiinflamatório, descongestionante e anti-séptico ocular e facial, auxilia o raciocínio, bem como tem ação relaxante e calmante.

Não possui contra indicação.

VIOLETA
Cor que representa a transmutação energética, correspondendo à alquimia e à magia. É vista como a cor da energia Cósmica, da inspiração e da experiência espiritual. Funciona como purificador físico, emocional e mental.

Indicações: Atua na formação hormonal, calmante, vitalizador da hipófise, estimulante e ativador do metabolismo do cálcio, beneficiador do liquor da coluna, desordens no sistema nervoso, insônia, dores de cabeça.

Não possui contra indicação.


Namastê
Cyntia Cardon

Nenhum comentário:

Postar um comentário