quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Astrologia Chinesa - Ba Zi - Quatro Pilares do Destino


O seu nascimento marca um determinado momento, um instante na ciclologia fundamental. Segundo a astrologia chinesa o universo é definido por dois componentes, o estado da energia (um dos 10 Troncos Celestes - os 5 elementos em sua polaridade Yin ou Yang) e a seqüência estrutural (um dos 12 animais - Ramos Terrestres). Para o ser humano esse instante é a primeira respiração, é o momento que se efetua uma harmonia entre um ser potencial e o universo.

Na visão chinesa o tempo não é contado da mesma forma que na visão ocidental. Cada dia tem uma determinada quantidade e qualidade diferente na composição dos 5 elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água). A cada ano temos a regência de um animal, um dos 5 elementos, e uma composição energética (Yin ou Yang). Por exemplo: 2010 é um ano Tigre de Metal Yang.

Essa forma de leitura é chamada de Quatro Pilares do Destino, por estar baseada justamente na configuração energética desses ciclos formando os quatro pilares que compõe sua constituição:

Ano de nascimento – primeiro pilar, que nos indica como é sua relação com o mundo, como as pessoas o vêem, seus antepassados e sua primeira infância, além de ser o pilar de seu destino.

Mês de nascimento – segundo pilar, que nos indica como é seu comportamento social, faz parte ainda de sua personalidade mais externa, é o filtro de sua personalidade, o que pode ou não pode ser demonstrado em sociedade é determinado por esse pilar. Mostra seus pais e a adolescência.

Dia de nascimento – terceiro pilar, começa aqui sua personalidade interna, ele revela seu EU, mostra seu cônjuge, a idade adulta. A interação entre a imagem do dia e a imagem de seu destino nos mostra sua capacidade de sorte, missão e lições de vida a aprender.

Hora de nascimento – quarto pilar, nos revela seu jardim secreto, a parte mais íntima de sua personalidade, a sexualidade, a velhice, seus filhos e descendentes.

Por sua abordagem energética, os Quatro Pilares do Destino nos oferecem uma outra possibilidade de melhor compreender o dinamismo particular de uma determinada pessoa.

Toda a análise gira em torno do equilíbrio do mapa, pois de posse dessas informações, pode-se conhecer a constituição energética de cada pessoa, ou seja, verificar a composição percentual dos 5 elementos que ela possui. Nesse tipo de análise, o elemento do dia de seu nascimento representa você, e todos os outros elementos presentes no momento são analisados em função dele, podendo favorecê-lo ou prejudicá-lo dependendo do equilíbrio dinâmico que eles mantêm entre si constitucionalmente e em relação a diferentes fases pelas quais a pessoa passará no decorrer de sua vida.
Essa harmonia estabelece o desequilíbrio energético estrutural, base essencial a partir da qual o recém-nascido vai apreender seu futuro. O desequilíbrio existe na medida em que os diferentes parâmetros que constituem a vida não podem estar presentes simultaneamente, e alguns não estão presentes nesse instante.

Os Quatro Pilares podem ainda mostrar os prós e os contras da sua constituição energética, a força ou fraqueza dos meridianos de energia e o seu reflexo no corpo, alertando-o de tendências e doenças em potencial. Ele pode lhe indicar como buscar o equilíbrio dos 5 elementos por meio de atividades, hobbies, atitudes, esportes, alimentos, relacionamentos e terapias, que vão incorporar ao seu sistema os elementos que você tanto precisa para em equilíbrio e saudável.

Daí a importância em compreender sua constituição e saber por qual momento energético você está passando, inserido no momento energético pelo qual o universo está passando. Assim, você pode fazer muito por você respeitando a sua constituição e o que ela pode ou não lhe propiciar, o que faz bem ao seu organismo e à sua vida como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário